Tori - Ciencias e Tecnologias ->
Adoos
Bookmark and Share
Configuração de video a partir de 1024 X 768 pixels.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Hacker cria rede alternativa de celular GSM na Holanda

Durante o evento Hacking At Random 2009 (HAR 2009) em Vierhouten, na Holanda, o hacker alemão Harald Welte operou a primeira rede de telefonia celular GSM baseada em software Open Source. Montada com permissão das autoridades locais, a "operadora" chegou a registrar 391 "assinantes" ao longo dos quatro dias do evento.

» Hacker controlava 200 computadores via Twitte

» Boom de celulares inteligentes reduz queda nas vendas

A estrutura foi baseada em dois transmissores (BTS - Base Transceiver Station) amarrados ao topo de uma árvore e conectados a um controlador (BSC - Base Station Controller). Na verdade, um PC rodando o software OpenBSC, desenvolvido pelo próprio Harald. Assim que um celular entrava ao alcance da rede, recebia uma mensagem SMS com um código, que deveria ser registrado em um website. A partir daí, o usuário era livre para fazer e receber chamadas.

Segundo Harald, apesar da baixa potência dos transmissores (limitada a pedido das autoridades) a cobertura do sinal foi considerada muito boa, englobando quase todo o local do evento. O software também se mostrou funcional e razoavelmente estável, apesar de alguns "segfaults" a cada três ou quatro horas. Mais informações sobre o OpenBSC podem ser encontradas em bit.ly/2m0Nmm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário