Tori - Ciencias e Tecnologias ->
Adoos
Bookmark and Share
Configuração de video a partir de 1024 X 768 pixels.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Campeonato na Coreia do Sul promove briga entre robôs

Evento de robótica reuniu neste ano mais de 1 mil participantes.
Dez países competem em dez modalidades com máquinas inovadoras.

Vale quase tudo para saber quem é o melhor e o mais forte no mundo dos robôs.

Esportes de robôs podem ser violentos. Por isso, o público humano fica fora. Eles se enfrentam em uma arena, coberta por acrílico reforçado. Nem todos os competidores terminam inteiros. Quem teria coragem de enfrentar o escorpião-robô, com suas serras assassinas?

Um dos obstáculos que os robôs em forma de carros têm que tentar desviar enquanto se enfrentam na arena que tem fogo, martelos, alçapões escondidos. É uma disputa pela sobrevivência e para esmagar o adversário.

A luta de robôs humanóides é uma mistura de boxe, caratê e judô. Vale qualquer golpe para derrubar o adversário.

É o sexto ano em que a Coreia do Sul organiza estes jogos, que podem ser chamados de "A olimpíada dos robôs". Este ano são 1,1 mil participantes - o triplo de 2008 - vindos de dez países e competindo em dez modalidades. É uma chance de testar os avanços da robótica, apresentar máquinas cada vez mais parecidas com a gente e também com outros animais.

Um zoológico-robô mostra a girafa-cibernética, a mosca gigante e outros animais que - felizmente - ainda estão sob controle dos humanos. Já imaginou um bicho desses solto por aí?

Desta competição também podem sair os cientistas que vão construir os robôs do futuro. Já há crianças de 6 anos de idade - dezenas delas - montando seus robozinhos e colocando as máquinas para brigar. São parecidas com aranhas e o objetivo é empurrar os adversários para fora do ringue.

No futebol, os planos são ambiciosos: criar um time capaz de encarar o campeão mundial de clubes dos humanos. O jogo do século e - se depender dos construtores de robôs - já tem data para acontecer: será em 2050.

Entre os robôs, são dois contra dois. É preciso ter canela de aço porque o juiz não marca nada. Até chutar goleiro e bola juntos para dentro das redes pode. O gol valeu. Pênalti aqui não tem goleiro. O robô vai chutar e manda pra fora, com o gol vazio. Esse é o robô bola murcha.

O vermelhinho também bobeou e marcou contra. Mas ele se recuperou e foi o craque do campeonato. Marcou cinco gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário