Tori - Ciencias e Tecnologias ->
Adoos
Bookmark and Share
Configuração de video a partir de 1024 X 768 pixels.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cata-vento leva energia elétrica a comunidades

Clique para Ampliar
José Cláudio é mecânico eletricista. Seu aerogerador, com apenas duas hélices, está atendendo à demanda de um mercado crescente (Foto: Melquíades Júnior)
Clique para Ampliar
Baterias de carro ou de caminhão podem ser utilizadas para compor o sistema do aerogerador. (Foto: Melquíades Júnior)
Clique para Ampliar
Alternador, dos mesmos que geram energia em veículos automotores, recebe a força do movimento das hélices, impulsionadas pelos ventos que, no Ceará, são abundantes. (Foto: Melquíades Júnior)
Clique para Ampliar
Hélices de duas hastes são fabricadas pelo mecânico José Cláudio, que já pensa em ampliar o equipamento, com hélices de três hastes, o que aumentará a potência. (Foto: Melquíades Júnior)
Clique para Ampliar
Cata-vento montado, com gerador e hélice, a ser interligado à bateria, que armazena a energia acionada por interruptores instalados nas as residências. (Foto: Melquíades Júnior)
O cata-vento não serve mais apenas para puxar água. Agora leva energia elétrica para dentro das residências

Tabuleiro do Norte. No ferro velho, nada se cria ou perde-se, mas se transforma. Foi-se o tempo em que cata-vento era utilizado no Interior somente para puxar água para agricultura. Com poucas ferramentas e muita criatividade, um mecânico eletricista deste município está construindo aerogeradores de energia elétrica adaptando peças de carro e alumínio de sucata. Os cata-ventos decoram os tetos das casas na zona urbana e sítios rurais de Tabuleiro do Norte, gerando energia para TVs, antenas parabólicas e lâmpadas. A idéia gerou bons ventos, e o equipamento é vendido até para outros Estados.

Primeiro foi o pai, que, na década de 70 (início da utilização em escala comercial da energia eólica no Brasil) já dava outra função aos “cata-ventos de puxar água”. Agora foi a vez do filho, José Cláudio Maia Costa, 50 anos, difundir o uso da energia alternativa por meio dos cata-ventos, ainda mais nesses tempos de aquecimento global. O lugar é nada menos que o município de Tabuleiro do Norte, a conhecida “cidade dos caminhoneiros” e do setor “eletrometalmecânico”.

“Zé” Cláudio é eletricista. Até pouco tempo seu ganha-pão era somente fazer/reparar a instalação elétrica dos carros. Mas foi aí que, pegando uma bateria ali, um ‘alternador’ acolá e uma sucata aqui, montou um aerogerador. Mesmo sem nenhum curso de formação na área em que atua ‘por vocação’, aperfeiçoou a máquina e, na própria oficina mecânica, produz as peças, desde a fundição do alumínio à confecção artesanal das hélices de fibra. “Eu comecei experimentando com três hélices, mas fiz testes de voltagem e potência e vi que o de duas hélices tem gerado mais energia”, explica.

Potência

Os aerogeradores desenvolvem uma potência média de 300watts. Conforme Cláudio, o trabalho de um dia de “bons ventos” é suficiente para o cata-vento abastecer, eletricamente, seis lâmpadas fluorescentes, uma TV de 14 polegadas e um receptor de antena parabólica, tudo ao mesmo tempo num intervalo de cinco a seis horas. Pouco, se comparado às necessidades atuais de uma residência, mas é comparável à energia produzida pelas placas de energia solar, outra fonte limpa e renovável de energia. “É uma boa economia, principalmente do jeito que a energia tá custando caro”.

Com a expansão da eletrificação no Brasil, os “cata-ventos elétricos” tem sido mais comuns nos sítios da zona rural, onde ainda não há rede elétrica. Também no litoral cearense está um bom filão de consumidores, dado o elevado potencial eólico nessa região. “Já vendi para gente de Aracati, Cascavel, Beberibe. Lá, colocam o aparelho mesmo na praia, é vento que não acaba mais, fornecendo energia”.

MELQUÍADES JÚNIOR
Colaborador

Mais informações:
Interessados no cata-vento falar com José Cláudio Maia Costa
Tabuleiro do Norte, Vale do Jaguaribe
(88) 9904.1566

5 comentários:

  1. Boa tarde, Sr. José Cláudio

    Gostaria de saber o custo para ter um desses cataventos em um sítio.

    desde já obrigada,
    Amanda
    amanda_cayres@hotmail.com
    (11) 4412-8241

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, a Suite de Blogs Orion divulga Tecnologia, Ciência e Cultura. Os autores das matérias é que deverão responder as duvidas.
    O telefone do Sr Cláudio é (88)9904-1566 na Cidade Tabuleiro do Norte-Ce.
    Espero que seja suficiente para que possa ter informações que necessita.
    Estaremos ao seu dispor.
    Visite: www.ambbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, tomei a iniciativa de informar ao Sr. José Claudio do seu interesse, repassei o Seu e-mail e telefone.

    ResponderExcluir
  4. Gilberto Manzela de Souza, tenho um pequeno rancho no interior de Mato Grosso e não possuímos energia elétrica por lá. Achei interessante essa matéria e gostaria de obter mais detalhes, por exemplo: esse equipamento criado pelo Sr. José Claudio, gera energia contínua (12v) alimentando Baterias, ou alternada (220v)? - Lamento que ele não tenha email por lá. Grato.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gilberto, bom dia.
    O gerador fornece 12V corrente contínua para um banco de baterias automotiva.
    O telefone do autor do artigo, Sr Cláudio é (88)9904-1566 na Cidade Tabuleiro do Norte-Ce.
    Qualquer dúvidas entre em contato.

    ResponderExcluir