Tori - Ciencias e Tecnologias ->
Adoos
Bookmark and Share
Configuração de video a partir de 1024 X 768 pixels.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia inicia atividades

29/07/2009 - 08:02

Primeiro laboratório na Europa com estatuto internacional dedicado à nanotecnologia recrutará cientistas de todo o mundo.

Braga (Portugal)- O Rei de Espanha, Juan Carlos I, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, o Presidente do Governo Espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero e o Primeiro-ministro Português, José Sócrates, em conjunto com a Ministra Espanhola da Ciência e Inovação, Cristina Garmendia e o Ministro Português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago inauguraram o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

O INL é o primeiro laboratório na Europa com estatuto internacional dedicado à nanotecnologia. É também a primeira organização de investigação em qualquer área científica na Península Ibérica. O INL traz pela primeira vez para a nanotecnologia as vantagens e as oportunidades proporcionadas a outras áreas por organizações de investigação internacionais, tais como o CERN, o EMBL, entre outras. É uma iniciativa conjunta dos governos Português e Espanhol definida em Novembro de 2005, tendo já estabelecidas parcerias com universidades prestigiadas e centros de investigação na Europa, América do Norte e Ásia. A construção do principal edifício do INL está concluída e receberá agora a equipe inicial, começando a operar com o objetivo de fazer um recrutamento internacional de excelência em todo o mundo, estando totalmente operacional para actividades de investigação no final de 2009.

A Nanotecnologia - trabalha à escala de átomos e moléculas e tem um enorme impacto potencial em inúmeras áreas da ciência e aplicações na medicina, na indústria e outras - é considerada pela União Europeia (UE) uma área/caminho estratégico para a economia futura e para o desenvolvimento social, tal como pode contribuir para um aumento da competitividade entre as novas e existentes indústrias e produzir avanços determinantes na medicina. Esta estratégia reflecte-se através dos Estados Membros da União Europeia que investiram um total de 3.5 mil milhões de euros para financiamento na área da nanotecnologia ao abrigo do 7º Programa Quadro da União Europeia para investigação e desenvolvimento tecnológico (2007-2013).

A construção do Laboratório é financiada em partes iguais por fundos portugueses e espanhóis e conta com um investimento parcial de fundos de desenvolvimento regional da Comunidade Europeia através do “Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal” (POCTEC 2007-2013) e do “ Programa Operacional Região Norte Portuguesa” (PO Norte)

“Ao combinar capital humano com tecnologia e conhecimento, o INL trabalhará numa estratégia direccionada para os resultados, retirando vantagem do seu estatuto internacional para disponibilizar valor agregado”, afirma José Rivas, diretor-geral do INL. “Acreditamos que com a contribuição de todos poderemos expandir por todo o mundo resultados científicos ao mais alto nível com impacto na economia e na sociedade”.

O INL trabalhará de perto com as universidades, centros de investigação e incubadoras de negócios de todo o mundo para identificar projetos em quatro áreas prioritárias: Nanomedicina, Monitorização Ambiental, Controlo e Segurança Alimentar, Nanoelectrónica e Nanomanipulação.

O INL está planeado para acolher 200 investigadores, incluindo 25% de posições ocupadas. Com 100 vagas adicionais para estudantes de doutoramento e cerca de 100 técnicos, administrativos e outros auxiliares, no total serão cerca de 400 pessoas a trabalhar no INL.

Durante os últimos dois anos, o INL já estabeleceu parcerias estratégicas com centros de investigação e universidades prestigiadas[1]. Todas estas joint-ventures envolvem projetos de investigação desafiantes na área da nanociência e da nanotecnologia. O principal objectivo desta rede de conhecimento é criar ligações próximas entre instituições, partilhando informação, tecnologias e recursos, bem como desenvolver soluções científicas para satisfazer algumas necessidades da nossa sociedade.

O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL) está agora aberto à participação de outros estados membros em outros países no mundo.

Perfil: A Nanotecnologia tem o potencial de mudar profundamente a nossa economia e de melhorar o nosso padrão de vida, impacto semelhante ao que a informação tecnológica teve nas últimas duas décadas. Inúmeros produtos com as propriedades únicas dos materiais à nanoescala estão, hoje em dia, já disponíveis para os consumidores e para a indústria. A grande parte dos hard drives dos computadores, por exemplo, contém o giant magnetoresistence (GMR) heads que, através de camadas nano-finas de materiais magnéticos, permitem um aumento significativo na capacidade de armazenamento. Algumas outras aplicações que já estão em utilização no mercado incluem catalisadores, revestimentos de limpeza simples ou redução de brilho. É bastante provável que as células solares possam ser significativamente melhoradas através da nanotecnologia. As indústrias farmacêuticas e químicas poderão também ser afectadas pela nanotecnologia, ambas com sistemas avançados sistemas de medicamentos e ferramentas de diagnóstico médico. For exemplo, uma nova variedade de tratamentos médicos está a surgir para algumas doenças como Alzheimer e tumores cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário